segunda-feira, 13 de maio de 2019

10 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MACHADO DE ASSIS #machadodeassisreal


1- Machado de Assis nasceu em Morro do Livramento, em 21 de junho de 1839, pobre e filho de escravos alforriados. Nunca frequentou a universidade.

2- O escritor era negro, embora a sua imagem tenha sido branqueada em função das fotos em preto e branco contribuírem para aparentar uma cor de pele mais clara. Recentemente, a Faculdade Zumbi dos Palmares lançou o movimento Machado de Assis Real a fim de chamar a atenção para a sua história, traços, origem e cor da pele. Maiores informações pelo link: www.machadodeassisreal.com.br

3- Machado de Assis foi o fundador da Academia Brasileira de Letras em 1897 e foi o seu primeiro presidente.

4- Consagrado pela sua literatura realista, teve os eu ponto mais alto com "Dom Casmurro! e "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

5- Além de romancista, foi poeta, contista, tradutor, jornalista, crítico e dramaturgo.

6- Como crítico, considerou a obra de Eça de Queirós, em especial "Os Maias" e "O Crime do Padre Amaro", inverossímil e inspirada em obras da literatura francesa, gerando grande polêmica até hoje.

7- Machado de Assis se casou em 1969 com a portuguesa Augusta Xavier de Novais. Muito culta, a esposa interferiu na sua obra apresentando a literatura portuguesa, vindo a influenciar na transição da narrativa convencional para a realista.

8- Quanto à análise do livro "Dom Casmurro", o personagem Bentinho convenceu a todos os leitores que era vítima da traição entre a sua esposa Capitu e o seu melhor amigo Escobar. Apenas na década de 1960, a crítica norte-americana Helen Caldwell levantou  uma nova análise considerando a existência de um narrador não confiável e o fato de não haver nenhuma prova efetiva de que houvesse mesmo acontecido um adultério.

9- Por ter residido na casa de número 18 da Rua Cosme Velho, onde certa vez foi visto queimando cartas em um caldeirão, ganhou o apelido de "Bruxo do Cosme Velho".

10- Machado de Assis morreu em 1908 aos 69 anos. O motivo da sua morte é ainda debatido, pois, conforme a sua certidão de óbito, faleceu de esclerose cerebral, mas a lucidez que levou até o fim da vida de acordo com relatos de amigos não é coerente com tal estado de saúde.

Não há dúvida de que Machado de Assis é o maior escritor brasileiro e, ainda que reconhecido mundialmente pela relevância da sua obra, também é considerado um "gênio injustamente relegado à negligência mundial". Harold Blon o posicionou entre os cem maiores gênios da literatura mundial e "o  maior literato negro surgido até o presente".

Caso deseje adquirir livros de Machado de Assis com ótimos preços, utilize o link a seguir: https://amzn.to/2W9UMaP

Nenhum comentário:

Postar um comentário