sábado, 5 de março de 2011

ÁRVORE DOS DESEJOS - Atividade para primeiros dias de aula

Objetivos: Levar os alunos a refletirem sobre o ambiente em que estão inseridos.


Conteúdo: Produção textual

Métodos/ estratégias: Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever as seguintes questões:

“No ano de 2011...

* O que desejo para mim?
* O que desejo para minha escola?
* O que desejo para o mundo?”

Cada aluno receberá três "folhas da árvore" (confeccionadas em papel verde) para escrever cada um de seus desejos. Depois, cada aluno irá colar, sob orientação da professora, sua folha na
árvore dos desejos. A árvore será fixada na parede da sala de aula por algum tempo e voltará a ser trabalhada no final do ano.

Quando a árvore estiver pronta, os alunos seráo convidados a ler todos os desejos da turma. A partir do que o aluno visualizar na árvore, deverá redigir um texto em que desenvolva um dos assuntos apresentados por ele (um de seus desejos), podendo falar de todos os desejos citados, de apenas um ou dos desejos da turma em geral. A árvore poderá ficar decorando a sala de aula ou um mural da escola. As redações devem ser guardadas e retomada ao final do ano, quando se deverá contrapor o que foi desejado e o que foi conquistado.

Material: árvore e folhas em papel colorido com base em cartolina ou papel pardo.

Avaliação: A produção textual será guardada até o final do ano para que seja reescrita e a avaliação será a comparação entre os dois textos a fim de se ter um diagnóstico do crescimento do aluno no decorrer do ano.

3 comentários: