domingo, 1 de agosto de 2010

Tecendo a manhã


"Um galo sozinho não tece a manhã:

ele precisará sempre de outros galos.



De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro: de um outro galo

que apanhe o grito que um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzam

os fios de sol de seus gritos de galo

para que a manhã, desde uma tela tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.



E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.



A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si: luz balão".

(João Cabral de Melo Neto)


http://www.consciencia.net/2006/0117-melo-neto.html

Sugestão que de atividade de compreensão do poema:

1- O texto, por ser um poema, é composto por versos, que consiste em cada linha do poema. A partir dessa afirmação responda:


a) Quantos versos possui o poema?

b) Esses versos estão reunidos em grupos? Quantos versos há em cada grupo?

c) Você já viu outras obras que também se dividem em versos? Cite alguma.


2- Os grupos de versos se chamam estrofes. Sabendo disso, responda as perguntas que seguem:

a) Qual a idéia principal da primeira estrofe?

b) Na segunda estrofe o poeta passa a idéia de que os galos atiram seu grito uns aos outros como quem lança um fio que tece a manhã como uma teia. Isso seria possível se fosse um galo sozinho?

c) Na terceira estrofe, enfim, surge a __________.

d) Na quarta e última estrofe, como se dá o desfecho do poema?


3- Na sua opinião, o que podem estar representando os galos citados no poema?

4- Por que eles precisam se juntar para tecer a manhã?


5- Você acha que a manhã pode estar representando outras coisas que precisam da união de “galos” para que sejam “tecidas”? O que você citaria?

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