Objetivos: Identificar a importância de saber escrever com precisão, expondo suas idéias de forma que o interlocutor as compreenda com facilidade. Compreender com exatidão a mensagem escrita.
Conteúdo: Interpretação de textos, expressão oral.
Métodos/ Estratégias: Leitura do texto que segue abaixo (texto retirado da internet, sem título e de autor desconhecido)
De: Diretor-Presidente
Para: Gerente
Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fabrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um documentário sobre o cometa Halley.
_______________________________________________________________
De: Gerente
Para: Supervisor
Por ordem do diretor-presidente, na sexta feira, às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos com capacete de segurança e encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos a olho nu.
_______________________________________________________________
De: Supervisor
Para: Chefe de Produção
A convite do nosso querido diretor, na sexta feira às 17 horas o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nu no refeitório da fabrica usando capacete, pois vai se apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.
_______________________________________________________________
De: Chefe de Produção
Para: líder de setor
Na sexta feira, às 17 horas, o diretor, pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer no refeitório da fabrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre segurança na chuva. O diretor levará a banda para o pátio da fábrica.
_______________________________________________________________
De: lider de setor
Para: Funcionários
Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio na próxima sexta feira, às 17 horas, pois o manda chuva (diretor) e o senhor Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme Dançando na Chuva. Caso comece a chover mesmo, é para ir ao refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 78 anos.
_______________________________________________________________
E finalmente... No quadro de avisos do RH:
Na sexta feira o presidente fará 78 anos, e liberou os funcionários para a festa, às 17 horas, no refeitório. Vão estar lá Bill Halley e seus cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto no pátio, mesmo na chuva...
Autor desconhecido
A leitura deverá ser feita primeiramente em silêncio pelos alunos. Em um segundo momento, a leitura será em voz alta. Aqui se recomenda que cada aluno leia uma mensagem. O professor deverá comentar o texto sempre fazendo perguntas de forma que faça os alunos manifestarem sua opinião e entendimento sobre o texto. Em seguida, os alunos farão por escrito as atividades abaixo:
1- Leia novamente a mensagem do diretor-presidente e, em seguida, o bilhete no quadro de avisos do RH, comprando as principais diferenças. Faça uma lista das diferenças.
2- Você já ouviu falar sobre o cometa Halley? Pesquise em livros ou na Internet e troque informações com seus colegas a respeito dos dados que você coletou.
3- Você acha que é possível que a mensagem tenha se alterado tanto de um setor a outro de uma empresa? Justifique sua resposta.
Estas questões serão discutidas em aula conforme as respostas dos alunos.
4- Telefone sem fio: Atividade em grupo.
Busque encadear a resposta da última questão para esta atividade. A turma deverá posicionar-se em círculo na sala de aula e a professora dirá no ouvido de um dos alunos uma frase sem que ninguém mais escute. Esse aluno repetirá a frase ao colega do lado e assim por diante até que todos tenham recebido a mensagem. Chegando a vez do último colega, este deverá falar a todos a mensagem que recebeu e a professora anunciará a frase original. Deverá ser feita uma discussão a respeito das diferenças e por que ela ocorre.
5- Redija um texto falando sobre por que você acha que devemos saber escrever bem e interpretar textos. Leia para a turma e discuta suas idéias com seus colegas.
Recursos didáticos: Texto impresso, quadro, caderno, caneta.
Avaliação: A última etapa desta atividade é avaliativa. Embora não valha nota, é fundamental para o professor verificar como os alunos se posicionam quanto à importância da comunicação.
Nossa é um texto muito bom. Realmente a comunicação ou a falta dela gera um grande problema quando não conseguimos entender bem o que outra pessoa tenta passar em uma informação. É exatamente assim que acontece, nunca passam a informação do jeito que escuta ou lê.
ResponderExcluirEstava a procura de uma atividade sobre a boa comunicação e aqui estou lendo este planejamento e estou achando uma ótima idéia para a minha aula.
ResponderExcluiradoro seu blog e este texto é muito bom.
ResponderExcluir