sábado, 6 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO

(Hélio Consolaro* )

Recebi de um leitor (login: rondon.jr) um texto bastante conhecido, antigo, como exemplo de como a pontuação faz a diferença. A reprodução abaixo não é falta de assunto, mas uma forma de compartilhar com os leitores mais jovens as coisas antigas e boas que estão na internet.
Um homem rico estava muito doente, pediu papel e caneta, e assim escreveu:
"Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres".
Morreu antes de fazer a pontuação. Para quem ele deixava a fortuna?
Eram quatro concorrentes. O sobrinho fez a seguinte pontuação:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não, a meu sobrinho.

Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres"

A irmã chegou em seguida e pontuou assim, o escrito:
"Deixo meus bens à minha irmã, não a meu sobrinho.

Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres."

O alfaiate pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele:

"Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate.
Nada aos pobres."
Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres."
MORAL DA HISTÓRIA:

Pior de tudo é saber que ainda tem gente que acha que uma vírgula não faz a menor diferença!


*Hélio Consolaro é professor de Português, cronista diário da Folha da Região, Araçatuba-SP, presidente da Academia Araçatubense de Letras, coordenador do site Por Trás das Letras.

Retirado do site: http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=gramatica/docs/aimportanciadapontuacao

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog! Adorei o trabalho. Os textos são maravilhosos, assim como todo o conteúdo aqui postado. Compartilhei com alguns professores, mas seria interessante ter um link para curtir o Blog no facebook. Talvez tenha, mas não o encontrei.

    ResponderExcluir
  2. Parábens pelo trabalho. Amei as sugestões, vou usar com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Alguém me ajuda!? Não sou bom com virgula.

    ResponderExcluir