sábado, 5 de março de 2011

REFLEXÃO SOBRE COMPREENSÃO DE TEXTOS E ENUNCIADOS DE EXERCÍCIOS

Objetivos: Compreender de forma lúdica a importância de se ler um texto com atenção; aprender a seguir as ordens dos exercícios.

Conteúdo: Compreensão textual.
Métodos/ Estratégias: Será entregue ao aluno uma folha com exercícios para que sejam feitos. Todos deverão iniciar a tarefa juntos, ficando a folha virada sobre a mesa até a professora indicar o início da atividade. Assim a tarefa será realizada em forma de competição: aquele que entregar primeiro a folha para a professora cumprindo as ordens de cada enunciado corretamente receberá um prêmio ou apenas o título de vencedor. No decorrer do exercício, deverão ser respeitadas algumas regras como não conversar com os colegas, não tentar copiar o que os outros estão fazendo e não apagar quando perceber algum erro.  A folha entregue terá as tarefas abaixo (lembrando que apenas a primeira a última questão precisa ser conforme consta no esquema abaixo, as demais poderão variar livremente):


1- Leia atentamente todas as questões abaixo e, ao final, faça o que se pede.
2- Escreva o seu nome no espaço abaixo.

3- Responda: O que você fez nas férias?

4- Escreva 5 palavras com Ç.

5- Circule a palavra que possui maior número de letras: OVO , OSSO , GROSSO.

6- Escreva a data do seu nascimento (dd/mm/aa)

7- Escreva o nome de todas as escolas onde você já estudou.

8- Responda: O que vem primeiro o ovo ou a galinha?

9- Faça uma lista contendo o nome de todos os professores de Português que você já teve.
10- Agora que você leu atentamente a todas as perguntas conforme mandava a questão 1, não é necessário respondê-las. Apenas entregue a folha em branco para a professora e aguarde em silêncio.

Após o término, a professora deverá explicar detalhadamente porque não era necessário responder as questões de 2 a 9 e fazer um comentário sobre a importância de se ler atentamente a um texto ou enunciado de exercício.

Recursos didáticos: Material impresso com as questões.

Avaliação: O fundamental nesta atividade é alertar e conscientizar os alunos. Em geral, eles ficam muito admirados por ser uma pegadinha, por isso mesmo aqueles que "cairam" no pega-ratão terão compreendido a mensagem da tarefa se demonstrarem algum tipo de admiração ou espanto diante da parte final da atividade.

7 comentários:

  1. parabéns pela sua criatividade,que vc possa sempre esta inovando em sua prática.sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Tive um professor que fez esse teste na minha sala uma vez. Hoje vim procurar pra fazer com meus alunos :)

    ResponderExcluir
  3. Excelente atividade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Amei,o que eu precisava para eles entenderem comando.

    ResponderExcluir
  5. Michelle Fernandes8 de maio de 2014 às 16:14

    Que espetáculo! Adoro levar novas ideias para a sala de aula, principalmente as que surpreendem e, por isso, convencem meus alunos. Muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Seu material é ótimo, descobri ele hoje e já vou usar uma boa parte com meus alunos do 7º ano. Principalmente a segmentação de palavras.
    Obrigada por se dispor a compartilhar seu trabalho, isso ajuda muito a nós que estamos em inicio de carreira.

    ResponderExcluir