AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nome: ______________________________________ Turma: _______________
Data: __________________________ Prof(a): Michele M. Fernandes
Leia o texto abaixo com atenção e responda as questões que seguem:
Dona-de-casa
Carine Vargas
Sol.
Bom dia, dentes, filhos, uniforme,
merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,
carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola, tomate. Carro,
casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,
almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,
desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,
tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,
pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,
pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,
Nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,
futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa
rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.
Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,
cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,
beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,
banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,
renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,
cama, marido, sexo, sono, boa noite,
Lua.
1 – O texto “Dona-de-casa”, assim como o texto “Circuito fechado” estudado em nossas aulas, é composto, em sua maioria, por que tipo de palavras? (Marque um X na resposta correta)
( ) Adjetivos ( ) Substantivos
2 – O texto está falando sobre o dia-a-dia de que pessoa?
__________________________________________________________________
3 – Além da personagem citada na questão acima, que outros personagens podemos verificar no texto?
__________________________________________________________________
4 – Reelabore o trecho da frase apresentada no texto, porém de forma completa. Faça como no exemplo abaixo:
a) filhos, uniforme, merenda, café, carro, escola – Ajudou seus filhos a vestirem o uniforme, arrumou suas merendas, tomou café e levou as crianças de carro até a escola.
b) Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite – __________________________________________________________________
__________________________________________________________________
c) banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola - __________________________________________________________________
__________________________________________________________________
5 – Por que você acha que o texto começa com a palavra sol e termina com a palavra lua?
__________________________________________________________________
6 – Com a leitura do texto, como podemos entender que é a vida de uma dona de casa?
__________________________________________________________________
7- Imagine a dona de casa do texto e descreva-a com suas palavras. Você deverá utilizar em sua descrição, pelo menos, três adjetivos.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
8 – Identifique no texto a que palavra o adjetivo abaixo se refere:
a) rápida – ________________
b) reunida – __________________
c) fechadas – _________________
d) boa - _________________
9 – Retire do texto duas palavras iniciadas com letra maiúscula por motivos diferentes e explique porque ela está escrita assim.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
10 - No texto abaixo, algumas palavras estão grudadas a outras, quando deveriam estar separadas. Circule estas palavras no texto e reescreva-as no espaço abaixo corretamente.
NÃO ENTENDO PATAVINAS
Osportugueses, conta a história, tinham dificuldades ementender oque diziam osfrades franciscanos patavinos, isto é, originários de Pádua, em italiano Padova. Não entender patavina significa não entender nada.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
amei suas atividades, valeu por compartilhar!
ResponderExcluirMichele,usei sua avaliação com a minha turma do sexto ano e gostei muito do resultado.Obrigada por compartilhar a atividade.
ResponderExcluirEliane Dutra
que isso]
ResponderExcluirA palavra "sexo" no final do texto não cabe num exercício para o 6º ano. As atividades são ótimas, parabéns.
ResponderExcluirAMEI SEU BLOG! BOM DE MAIS
ResponderExcluirQUANTO A PALAVRA "SEXO" TROQUEI ELA POR "ORAÇÃO"
horrivel parece eu ;-; e briks esse texto me ajudou para minha prova n eu n colei eu estudei com ele e deu certo obg quem crio isso
ResponderExcluirNao achei resposta
ResponderExcluir