quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Introdução ao estudo de sujeito e predicado

Objetivos: Desenvolver uma definição adequada para sujeito e predicado, saber distinguir e identificar os dois termos.

Conteúdo: Sujeito e predicado

Métodos/ estratégias: Os alunos deverão se organizar em círculo. O professor enunciará ordens que deverão ser praticadas pelos alunos indicados. Por exemplo: "Os alunos de tênis branco trocam de lugar." As frases vão sendo escritas no quadro-negro. Sugestões de frase:

Os baixinhos levantam as mãos.

Os gremistas dão um rodopio.

Os colorados batem palmas.

Todas as meninas desfilam na sala.

Os alunos com óculos escrevem seu nome no quadro.

Os meninos de calça preta e as meninas de blusa branca se cumprimentam.

Subam na cadeira aqueles que se consideram magros.


Os alunos devem continuar, criando suas próprias frases, até que todos tenham elaborado uma ou, sendo uma turma grande, até que a atividade se esgote.

A professora apresenta as frases enunciadas por ela no quadro (ou retroprojetor, cartaz, etc.), já deixando com alguma separação entre sujeito e predicado. Deverá então fazer perguntas, direcionando para a conclusão da diferença entre os dois termos. Sugestões de perguntas:

- O que tem em comum esses conjuntos de palavras que aparecem no início das frases que trabalhamos (referindo-se ao sujeito)?

- Elas podem estar indicando quem deveria agir na tarefa?

- E o restante da frase apresenta algo em comum entre elas?

- Elas diziam o que deveríamos fazer, ou seja, era a ação praticada?

- Essa palavra “ação” lembra alguma classe gramatical?

- Em qual parte da frase aparece o verbo?

- Então o verbo faz parte do predicado?

- Então todas as frases apresentadas são, na verdade, uma oração?

A professora, com ajuda dos alunos, deve construir um significado para sujeito e predicado e anotar no quadro negro.


Na sequência, é importante oferecer exercícios de identificação de sujeito e predicado.

Sugestões de exercícios:


- Ligar sujeito ao predicado conforme o sentido das orações;

- Separar sujeito e predicado;

- Completar com um sujeito ou predicado;

- Desembaralhar orações e identificar o que é sujeito e o que é predicado;

- Identificar o verbo nas orações...


Recursos: Quadro-negro ou outro

Avaliação: O fato de os alunos conseguirem ajudar a construir um conceito para os termos já indica o sucesso da atividade. No entanto, é recomendável que se faça exercícios ao final para que se tenha ideia do nível de entendimento da turma e da sua habilidade para reconhecer e utilizá-lo de forma adequada, bem como identificar quais alunos ainda apresentam dificuldades. Por essa razão, a correção deve servir como mais um momento de aprendizado.

8 comentários:

  1. E onde está os videos de português (sujeito e predicado

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dudaborrosilva! Não sei se entendi bem sua pergunta, mas nesta dinâmica não é usado nenhum vídeo; a menos que queira algum para ajudar a rechear sua aula, mas, por enquanto, não tenho nenhum sobre esse tema. Obrigada por deixar seu comentário! Abraços, Michele.

    ResponderExcluir
  3. Fantástica essa aula! Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Amei este blog!!! Muita coisa legal... Me servirá bastante. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante a dinâmica. Creio que farei uma adaptação e resolverá meu problema. Agradeço a dica.

    ResponderExcluir