Objetivos: Interação da turma, observação da escrita e da expressão oral para se ter uma análise do desempenho da turma no início do ano; trabalhar a criatividade na produção textual; exercitar palavras que normalmente geram problemas de ortografia.
Conteúdo: Produção textual, expressão oral
Métodos/ Estratégias: O professor deve propor um texto que todos devem escrever ao mesmo tempo. A temática será: o que você fez nas férias. Os alunos devem então iniciar a introdução de sua história e mais ou menos de dois em dois minutos o professor escreverá no quadro uma palavra preferencialmente que contenha alguma dificuldade de ortografia, a qual deverá ser introduzida na história ainda que não fizesse parte da narrativa que o aluno está predisposto a escrever. Cada palavra ficará exposta no quadro, no máximo por um minuto, sendo imediatamente apagada. São aconselhadas cerca de 10 palavras. Ao final, será pedido para que todos dêem um desfecho à história. Cada aluno terá de ler para o restante da classe a sua criação. Além disso, a narrativa deverá ser entregue à professora para avaliação.
Recursos didáticos: Papel e caneta, quadro-negro.
Avaliação: Será analisada a capacidade de expressão oral do aluno, bem como o nível lingüístico em que se encontra no quesito produção textual, no qual serão levados em conta aspectos como coesão e coerência, estrutura frasal e textual, adequação semântica, ortografia e pontuação.
Variações: Caso o professor esteja disposto a trabalhar somente a criatividade do aluno na produção textual, poderá, ao invés de escrever as palavras no quadro, apresentar gravuras ou objetos.
Adorei o resultado desta prática, pois despertou em muito a criatividade dos alunos! Mais uma vez deparei-me com a dificuldade em fazê-los ler suas produções, por isso estou pensando em ideias que possam motivar a leitura em voz alta na sala de aula. Quem tiver sugestões, envie-me!
ResponderExcluirgostei
ResponderExcluirIdeia maravilhosa amei muito bom e prazeroso desenvolver esse trabalho.
ResponderExcluir