Objetivos: Construir um conceito para substantivos, saber suas classificações, identificá-los em textos e aplicá-los conscientemente em suas produções textuais.
Conteúdo: Substantivos.
Metodologia/ estratégias:
1ª aula: Entregue aos alunos uma pequena folha que conterá um item a partir do qual o aluno deverá criar 6 palavras. Os itens devem ser os que seguem abaixo, de forma que cada item fique com um aluno e itens repetidos fiquem com alunos que sentem distantes.
1- Nomes de atores preferidos
2- Nomes de lugares que conheço
3- Nomes de animais
4- Nomes dos sentimentos que me fazem chorar
5- Nomes de emoções que gosto de sentir
6- Nomes de ações que gosto de praticar
7- Nomes de profissões
8- Nomes de palavras que posso formar a partir da palavra “flor” (ex. floreira)
9- Nomes de palavras formadas por duas outras palavras (ex.: guarda-chuva)
10- Nomes de frutas favoritas
11- Nomes de esportes que pratico
12- Nomes de objetos que tenho em casa
Repare que cada um deles vai gerar listas de substantivos de diferentes classificações.
Dê cerca de 10 a 15 minutos para que os alunos completem suas listas recebidas. O professor deverá preencher os itens no quadro, deixando espaço para preencher as palavras. Os alunos deverão explanar seis resultados, enquanto o professor coloca no quadro, buscando orientar para que todas as palavras sejam substantivos. Assim, se por exemplo em "Nome de ações que gosto de praticar" os aluno disser "dançar", deve ser indicado que o NOME da ação é "dança". Após o preenchmento, o professor deve conduzir sua aula de modo que os alunos percebam que por mais diferentes que possam parecer aquelas palavras elas têm algo em comum: servem para dar nomes às coisas. Chegando a essa conclusão, o professor explica que se tratam de substantivos e registra um conceito, preferencialmente, aproveitando as contribuições dos alunos. Para completar, deve-se salientar e registrar os diferentes tipos de substantivos, utilizando-se os exemplos levantados pelos alunos.
2ª aula: Leitura do texto “Circuito Fechado”. Em seguida o professor deverá fazer perguntas para serem respondidas oralmente, como as abaixo:
- Este texto possui algum substantivo? (R.: Sim, todas as palavras são substantivos)
praticamente
- Alguém poderá dar algum exemplo de substantivo retirado do texto? (Qualquer exemplo do texto estará correto, exceto conetivos e preposições)
- Leia um trecho e pergunte: será que esse texto é formado por substantivos em quase sua totalidade?
- Isso é possível? Conseguimos nos comunicar só com substantivos? (Se a resposta for sim, faça com que argumentem essa ideia; se a resposta for não, pergunte se eles não entenderam nada do texto, leia um trecho e explique, se necessário)
A partir daí o texto deve ser esmiuçado através da leitura e da demonstração de como, se seguirmos uma linha de raciocínio, podemos compreender o seu sentido.
Circuito Fechado
Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
Leia, após distribuir material impresso a poesia abaixo:
A Pesca
Affonso Ramos de Sant'Anna
o anil
o anzol
o azul
o silêncio
o tempo
o peixe
a agulha
vertical
mergulha
a água
a linha
a espuma
o tempo
a âncora
o peixe
a boca
o arranco
o rasgão
aberta a água
aberta a chaga
aberto o anzol
aquelíneo
ágilclaro
estabanado
o peixe
a areia
o sol
Os alunos devem fazer a leitura do poema, buscando compreender seu sentido como no texto anterior com a ajuda do professor. É interessante que aqui o professor ressalte que o sbstantivo normalmente é acompanhado por um artigo.
Por fim, desafie-os a construir seu próprio texto formado por substantivos, podendo ser em forma de poema como o texto anterior.
Recursos: Listas de itens, quadro, caderno, lápis, textos impressos.
Avaliação: O professor deverá avaliar se os alunos consegam construir um conceito para substantivo, identificá-los no texto e contruir um texto que apresente o substantivo como classe gramatical predominante.
Muito Bom seu blog. Voltarei!!!!
ResponderExcluirmuito lindo seu blog, foi de muita ajuda para meu trabalho!! saludos desde Jujuy....
ExcluirParabéns! Muito interessante e de estrema valia o seu blog.
ExcluirGrata.
Gostei muito da maneira de conduzir esse conteúdo. Parabéns!!
Excluirbom dia
ExcluirParabéns pelo seu belo trabalho.Obrigado
Simplesmente maravilhoso! Amei. Sem dúvida, meus alunos do 6° ano amarão essa aula.
ExcluirParabéns pelo Blog...muito bom mesmo!!!
ResponderExcluirEu venho aqui para ver como faço para explicar para meu filho a gramática e dai fica mais fácil explicar para ele. Obrigada pela ajuda.
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo, me ajudou em uma atividade da faculdade que estou fazendo sobre Letramento e Alfabetização, como ensinar substantivos e adjetivos.
ResponderExcluirObrigada pela dica!
ADOREI AS DICAS DE COMO TRABALHAR COM SUBST. PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirMUITO BOM SEU BLOG...VISITAREI SEMPRE. PARABÉNS.....
ResponderExcluirAmei as suas dicas!!!
ResponderExcluirObrigada..
parabéns!!! aula nota 10!
ResponderExcluirmuito bom mesmo está nota 10
ResponderExcluirExcelente!!!
ResponderExcluirVc. esta de parabens.
ResponderExcluirnossa obrigado pela dica muito obrigado...eu tava precisando de uma dica pra o diretor da minha escola que ele me pediu um trabalho disso me ajudo bastante muito obrigado...
ResponderExcluiro blog é bom mais pode melhorar obg pela a ajuda! :)
ResponderExcluirMaravilhoso! Posso usar essa atividade com meus alunos?
ResponderExcluirValeu!!! Parabéns pelo blog. Estava procurando dicas de como trabalhar substantivo e aqui encontrei tudo o que precisava. Obrigada!
ResponderExcluirMuito bom! Obrigada.
ResponderExcluirMuito bom esse blog!
ResponderExcluirAdorei, ótimo para trabalhar!!
muito bom !!!
ResponderExcluirParabéns pela excelente aula, valeu você é muito criativa, vou usar em minhas aulas. Seu blog é 1000. Obrigada!!!
ResponderExcluirVocê disse que todas as palavras do texto circuito fechado são substantivos, então escova de dente, creme dental, creme de barbear, bloco de papel, agua fria, vaso de planta, copo com lápis, caixa de entrada, maço de cigarro entre outros que aparecem com essa formaçao: mais de uma palavra para designar um unico ser deve ser classificado como substantivo composto? Aguardo resposta. Obrigada
ResponderExcluirMeu email:analipsb@gmail.com
só corrigindo o email caso queira responder por email: analupsb@gmail.com
ResponderExcluirAmei as dicas pois na net aprendemos muito mais do que em 5 horas dentro de uma sala de aula .....
ResponderExcluirRealizei essa aula e deu super certo. Meus alunos do primeiro ano do Ensino Médio ainda tinham dúvidas sobre substantivos e depois dessa aula, não tem mais. Grata
ResponderExcluirEsse blog me clareou as ideias! De como trabalho as noções gramaticais, dentro do texto "Circuito Fechado".
ResponderExcluirUsarei o plano em meu 1º dia de aula. Adorei!
ResponderExcluirInteressante os seus planos, dicas legais de como trabalhar substantivos.
muito obrigada, foi de muita serventia e de uma grande nobreza em compartilhar.
ResponderExcluirmuito obrigada, foi de muita serventia e de uma grande nobreza em compartilhar.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito! Obrigada ajudou bastante.
ResponderExcluirParabéns! Adorei teu blog. Estava cansada de aulas tradicionais e essa sobre substantivos foi show.
ResponderExcluirSou professora, Jociane muito interessante sua atividade e bem criativa , deixo minha contribuição com vc. Também podemos fazer o mesmo com os verbos. obrigada
ResponderExcluirMuito bom, amei essa aula, bem criativa
ResponderExcluirDica perfeita para sair da mesmice. Amei!
ResponderExcluirMuito legal! Você aplicou esta atividade em que série?
ResponderExcluirGrata!
Olá! Parabéns pelo excelente conteúdo do seu blog e obrigada por compartilhar seu trabalho. Sucesso!
ResponderExcluirAtenciosamente,
Rafaela
Foi super interessante a explicação, para introduzir o conteúdo sobre substantivo.
ResponderExcluirGostaria de mais dicas sobre flexão e formação do substantivo
Excelente
ResponderExcluirExcelente aula sobre substantivo! Adorei
ResponderExcluir