domingo, 17 de abril de 2011

SUBSTANTIVOS: COMPREENSÃO, IDENTIFICAÇÃO E USO

Objetivos: Construir um conceito para substantivos, saber suas classificações, identificá-los em textos e aplicá-los conscientemente em suas produções textuais.
Conteúdo: Substantivos.
Metodologia/ estratégias:

1ª aula: Entregue aos alunos uma pequena folha que conterá um item a partir do qual o aluno deverá criar 6 palavras. Os itens devem ser os que seguem abaixo, de forma que cada item fique com um aluno e itens repetidos fiquem com alunos que sentem distantes. 

1- Nomes de atores preferidos
2- Nomes de lugares que conheço
3- Nomes de animais
4- Nomes dos sentimentos que me fazem chorar
5- Nomes de emoções que gosto de sentir
6- Nomes de ações que gosto de praticar
7- Nomes de profissões
8- Nomes de palavras que posso formar a partir da palavra “flor” (ex. floreira)
9- Nomes de palavras formadas por duas outras palavras (ex.: guarda-chuva)
10- Nomes de frutas favoritas
11- Nomes de esportes que pratico
12- Nomes de objetos que tenho em casa

Repare que cada um deles vai gerar listas de substantivos de diferentes classificações.

Dê cerca de 10 a 15 minutos para que os alunos completem suas listas recebidas. O professor deverá preencher os itens no quadro, deixando espaço para preencher as palavras. Os alunos deverão explanar seis resultados, enquanto o professor coloca no quadro, buscando orientar para que todas as palavras sejam substantivos. Assim, se por exemplo em "Nome de ações que gosto de praticar" os aluno disser "dançar", deve ser indicado que o NOME da ação é "dança". Após o preenchmento, o professor deve conduzir sua aula de modo que os alunos percebam que por mais diferentes que possam parecer aquelas palavras elas têm algo em comum: servem para dar nomes às coisas. Chegando a essa conclusão, o professor explica que se tratam de substantivos e registra um conceito, preferencialmente, aproveitando as contribuições dos alunos. Para completar, deve-se salientar e registrar os diferentes tipos de substantivos, utilizando-se os exemplos levantados pelos alunos.

2ª aula: Leitura do texto “Circuito Fechado”. Em seguida o professor deverá fazer perguntas para serem respondidas oralmente, como as abaixo:


- Este texto possui algum substantivo? (R.: Sim, todas as palavras são substantivos)
 praticamente
- Alguém poderá dar algum exemplo de substantivo retirado do texto? (Qualquer exemplo do texto estará correto, exceto conetivos e preposições)

- Leia um trecho e pergunte: será que esse texto é formado por substantivos em quase sua totalidade?

- Isso é possível? Conseguimos nos comunicar só com substantivos? (Se a resposta for sim, faça com que argumentem essa ideia; se a resposta for não, pergunte se eles não entenderam nada do texto, leia um trecho e explique, se necessário)

A partir daí o texto deve ser esmiuçado através da leitura e da demonstração de como, se seguirmos uma linha de raciocínio, podemos compreender o seu sentido.

                                                           Circuito Fechado


                                                                                             Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Leia, após distribuir material impresso a poesia abaixo:


A Pesca


                                                   Affonso Ramos de Sant'Anna

o anil
o anzol
o azul

o silêncio
o tempo
o peixe

a agulha
vertical
mergulha

a água
a linha
a espuma

o tempo
a âncora
o peixe

a boca
o arranco
o rasgão

aberta a água
aberta a chaga
aberto o anzol

aquelíneo
ágilclaro
estabanado

o peixe
a areia
o sol

Os alunos devem fazer a leitura do poema, buscando compreender seu sentido como no texto anterior com a ajuda do professor. É interessante que aqui o professor ressalte que o sbstantivo normalmente é acompanhado por um artigo.

Por fim, desafie-os a construir seu próprio texto formado por substantivos, podendo ser em forma de poema como o texto anterior.

Recursos: Listas de itens, quadro, caderno, lápis, textos impressos.

Avaliação: O professor deverá avaliar se os alunos consegam construir um conceito para substantivo,  identificá-los no texto e contruir um texto que apresente o substantivo como classe gramatical predominante.

23 comentários:

  1. Respostas
    1. muito lindo seu blog, foi de muita ajuda para meu trabalho!! saludos desde Jujuy....

      Excluir
  2. Parabéns pelo Blog...muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu venho aqui para ver como faço para explicar para meu filho a gramática e dai fica mais fácil explicar para ele. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo conteúdo, me ajudou em uma atividade da faculdade que estou fazendo sobre Letramento e Alfabetização, como ensinar substantivos e adjetivos.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. ADOREI AS DICAS DE COMO TRABALHAR COM SUBST. PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM SEU BLOG...VISITAREI SEMPRE. PARABÉNS.....

    ResponderExcluir
  7. Amei as suas dicas!!!
    Obrigada..

    ResponderExcluir
  8. parabéns!!! aula nota 10!

    ResponderExcluir
  9. muito bom mesmo está nota 10

    ResponderExcluir
  10. Vc. esta de parabens.

    ResponderExcluir
  11. nossa obrigado pela dica muito obrigado...eu tava precisando de uma dica pra o diretor da minha escola que ele me pediu um trabalho disso me ajudo bastante muito obrigado...

    ResponderExcluir
  12. o blog é bom mais pode melhorar obg pela a ajuda! :)

    ResponderExcluir
  13. Maravilhoso! Posso usar essa atividade com meus alunos?

    ResponderExcluir
  14. Valeu!!! Parabéns pelo blog. Estava procurando dicas de como trabalhar substantivo e aqui encontrei tudo o que precisava. Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse blog!
    Adorei, ótimo para trabalhar!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela excelente aula, valeu você é muito criativa, vou usar em minhas aulas. Seu blog é 1000. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  17. Você disse que todas as palavras do texto circuito fechado são substantivos, então escova de dente, creme dental, creme de barbear, bloco de papel, agua fria, vaso de planta, copo com lápis, caixa de entrada, maço de cigarro entre outros que aparecem com essa formaçao: mais de uma palavra para designar um unico ser deve ser classificado como substantivo composto? Aguardo resposta. Obrigada
    Meu email:analipsb@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. só corrigindo o email caso queira responder por email: analupsb@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Amei as dicas pois na net aprendemos muito mais do que em 5 horas dentro de uma sala de aula .....

    ResponderExcluir