sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

APRENDENDO A FAZER UM CURRÍCULO

Objetivos: Aprender a redigir um currículo de forma eficiente.

Conteúdo: Produção textual.

Métodos/ Estratégias:

1º passo: Leitura de material teórico sobre produção de currículos. Sugiro o texto abaixo.

                                            Análise do Modelo de Curriculum


1) Cabeçalho ou Topo

No topo do curriculum devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Acredite, muitas pessoas esquecem de colocar seu telefone e e-mail atualizados, são selecionadas e perdem assim a oportunidade de uma entrevista. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora.

2) Objetivo

O segundo tópico do seu curriculum vitae descreve a que vaga ou oportunidade você tem interesse em concorrer.

3) Formação

Descreva nesta sessão sua formação acadêmica. Inclua apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber onde você cursou seu pré-primário.

4) Experiência Profissional

Nesta sessão você deve listar suas experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informe o périodo em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos.

5) Qualificações e Atividades Profissionais

Aproveite este trecho do currículo para informar cursos que tenha concluído (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira.
6) Informações Adicionais

Utilize esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.

2º passo: Expor através do quadro ou outra folha xerocada anúncios de empregos reais e variados. Mais uma vez, segue abaixo uma sugestão.

Técnico em radiologia: oportunidade para trabalhar na área de radiodiagnóstico, experiência em raios-x e ressonância magnética, formado em 2001. Partenon/ Porto Alegre.


Supervisor de obras: Supervisor de obra: funções: acompanhamento de obra, contato com engenheiros, planejamentos, medições, fechamentos, acompanhamento. Produto: grades, portões, corrimão, etc. Requisitos: experiência em coordenação e acompanhamento de equipe de instalação, excelente relacionamento com cliente interno e externo, possuir automóvel. Oferece: contratação clt - salário fixo mais ajuda de custos. Empresa no bairro Humaitá. Formação: edificações, engenharia, arquitetura, áreas afins.

Operador de telemarketing: Vaga de operador de telemarketing (ativo / receptivo) - (vendas) Porto Alegre. Profissionais com ou sem experiência na área. Requisitos: ensino médio completo e noções básicas de informática. Carga horária: 6h / dia. Remuneração: fixo + va + vt. Interessados enviar curriculo por e-mail.

Motoboy: Precisa-se motoboys com ou sem experiência, para prestação de serviços de coletas e entregas em turno integral ou meio turno. Interessados entrar em contato segundas-feiras em nossa central de atendimento.
Secretária / recepcionista: Necessitamos de secretária para escritório de consultoria jurídica. Atendimento direto aos doutores e clientes.

3º passo: Cada aluno deve escolher uma das vagas listadas para focar seu currículo, que deve ser elaborado conforme as indicações do texto teórico. O currículo será fictício, ou seja, o aluno deve criar um personagem e suas qualificações para concorrer à vaga. Esta parte da tarefa pode ser desenvolvida em laboratório de informática para que os alunos conheçam também os modelos de currículo do Word.

4º passo: Após elaboração do currículo, a turma deve se dividir em tantos grupos quantas forem as ofertas de emprego utilizadas na aula. Cada grupo fará o papel das empresas que estão contratando, recebendo os currículos voltados para a vaga correspondente e escolhendo aquele que julgar mais adequado.

5º passo: Cada grupo deverá apresentar o currículo que "ganhou" a vaga e expor as razões que o levou a fazer a escolha. O/a  professor/a deverá contra-argumentar com o grupo quando houver no currículo algo incoerente com o anúncio em questão. Também devem ser comentados, entre os currículos que não foram contemplados com a vaga, em que deveria melhorar.

6º passo: Reescrita do currículo para adequar à vaga, conforme sugestões dadas pelos grupos.

Recursos didáticos: Material impresso, quadro e computador (se optado por digitar o currículo).

Avaliação: Ocorrerá no momento em que os grupos expuserem quem conquistou a vaga ofertada de maneira em conjunto entre alunos e professor(a) e com a finalidade de reescrita.

4 comentários:

  1. Claudinha, é um plano de aula... não é para vc aprender a fazer o currículo, é para ensinar como se faz!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei...vc agora poderia postar planos sobre como elaborar atas, recibos, comunicados esses tipos de textos tecnicos...iria me ajudar muito assim como esse ajudou...parabens...

    ResponderExcluir
  3. Otima sugestão ,também saõ modelos simples e objetivos,no qual ão os mais requisitados.Gostei.Aprovados.

    ResponderExcluir