sábado, 12 de março de 2011

ENTENDENDO OS ADJETIVOS

Objetivos: Compreender o conceito de adjetivo; identificar adjetivos em textos e saber a qual palavra o mesmo se refere.

Conteúdo: Adjetivos

Conhecimentos prévios: conceito de substantivo.

Estratégias: A idéia é que os alunos descubram o conceito de adjetivos de forma lúdica. Assim, a professora deverá fixar no quadro cartazes de borboletas. Seguem abaixo algumas figuras que poderão ser usadas, lembrando que devem ser coloridas e que quanto mais diferentes forem suas aparências, melhor.

O primeiro passo será perguntar qual é a figura que aprece em cada cartaz. A resposta esperada é que todos respondam que se tratam de borboletas. Assim, a professora deverá relembrar aos alunos que a palavra borboleta é um substantivo e, assim repassa o conceito estudado de substantivo.

A seguir, deve-se perguntar se todas borboletas são iguais. A resposta esperada é não. Diante disso, a turma deve ser organizada em dois ou três grupos. Um representante do primeiro grupo deverá dirigir-se ao quadro e escrever logo abaixo a uma das borboletas (o aluno poderá escolher a borboleta que quiser) uma palavra que seja uma característica desta e de nenhuma outra. Deve ser frisado o fato de que os alunos deverão escrever 1 palavra só. A professora deverá direcionar de forma que a palavra seja um adjetivo. Assim, se o aluno escolhe, por exemplo, a palavra “coração” para designar uma borboleta que possui um coração desenhado na asa, a professora deverá orientar que essa não é uma característica ( serviria se escrevesse “que tem um coração na asa”), mas aí não seria uma palavra só. Se o aluno acertar, marcará um ponto. Após sua participação, será chamado um integrante do outro grupo e assim por diante até que todos alunos tenham participado. Ao final, vencerá o grupo que marcar mais pontos, podendo a professora dar alguma premiação como bala ou um adesivo de borboleta colado no caderno.

As palavras ficarão no quadro e devem ser observadas pelos alunos de forma a construírem um conceito para adjetivo (aqui a professora precisará introduzir o termo) a partir do fato de constatarem que, enquanto os substantivos nomeiam, os adjetivos caracterizam.

Por fim, os alunos receberão o seguinte poema:


      As borboletas



Brancas

Azuis

Amarelas

E pretas

Brincam

Na luz

As belas

Borboletas.



Borboletas brancas

São alegres e francas.



Borboletas azuis

Gostam muito de luz.



As amarelinhas

São tão bonitinhas!



E as pretas, então. . .

Oh, que escuridão!



(Vinícius de Moraes)



Os alunos devem copiar cada os adjetivos que se referem à palavra borboleta. Ao final, será feita a correção do exercício, com a colaboração de todos alunos.

Recursos: Painéis de borboletas coloridas, quadro, giz, lápis, caderno, material impresso.

Avaliação: Toda a realização da tarefa será avaliativa, pois só será possível chegar a uma conclusão do conceito de adjetivo se houver a compreensão. A tarefa final, no entanto, poderá servir para pontuar se algum aluno não conseguiu alcançar os objetivos.

25 comentários:

  1. Excelente trabalho professora. Parabéns e obrigada pelo apoio pedagógico.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Michele!
    Amanhã vou participar de um processo seletivo e hoje, você me ajudou a montar meu 1º plano de aula! Deus nos abençoe...

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM!!! EXCELENTE AULA!!

    ResponderExcluir
  4. ESTAVA DESESPERADA POIS NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ORGANIZAR MINHA AULA PARA APRESENTAR NA MINHA TURMA DO 6ºPERIODO DE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  5. sou aluna do 7o ano. eu não consigo mi apresenta enfrente a sala toda,sera que devo procura um medico por conta disso?

    ResponderExcluir
  6. tenho varias duvidas sobre adjunto adnominal tanto como adverbal cera que tem como explica da forma mais clara!?

    ResponderExcluir
  7. muito bom graças a Deus que ti capacitou......

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS, MICHELE. UMA SUGESTÃO DE AULA LÚDICA MARAVILHOSA. OBRIGADO PELO APOIO.

    ResponderExcluir
  9. Escuridao não é adjeTivo mas escuro sim? tire essa dúvida

    ResponderExcluir
  10. Excelente, vou tirar ideias para meu plano de aula

    ResponderExcluir
  11. Ótima aula vou usa-la agora memsooo bjss

    ResponderExcluir
  12. Eu Odeio adjetivo;) ♥

    ResponderExcluir
  13. Amei tanto que vou fazer hoje mesmo com minhas crianças, muito obrigada professora!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Michelle, excelente plano vai me ajudar muito na faculdade.

    ResponderExcluir
  15. parabéns pelo trabalho!vou me basear nele!

    ResponderExcluir
  16. amei este trabalho min ajudou muito,muito obrigada

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir