sábado, 7 de agosto de 2010

Criando um texto de apresentação

Objetivos: Promover a interação com a turma, fazer levantamento de dificuldades ortográficas, exercitar a criatividade, produzir um texto menos óbvio de auto apresentação. Percebe-se que os textos de apresentação acabam caindo em informações óbvias, pouco explicadas e sem conexão entre uma e outra. A atividade proposta busca desviar desses problemas e ainda proporciona ao professor um panorama tanto para conhecer mais a fundo seus alunos como para verificar como anda a escrita dos mesmo. Trata-se, portanto, de uma atividade ideal para o primeiro dia de aula.


Conteúdo: Produção textual e leitura oral


Duração: 2 aulas


Métodos / Estratégias: Cada aluno receberá uma folha com várias afirmações que possam lhe caracterizar e deverá destacar aquelas que considerar verdadeiras, passando as demais adiante. A partir das afirmações deverá produzir um texto, seguindo algumas estratégias explicitadas pela professora, conforme segue.


- O texto deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão.

- O texto não deve ser formado apenas pelas frases escolhidas, mas, a partir das mesmas, deve-se explorar o assunto e contar outras informações ou até mesmo pequenas histórias que possam elucidar mais sobre suas características.

- Ao mudar de assunto, não fazer isso de forma repentina, sempre deixar um gancho.


O texto será apresentado oralmente, sendo que lido por outro colega de forma que os demais deverão descobrir de quem se trata a autoria.


Recursos didáticos: folha de afirmações entregue pela professora (em anexo), tesoura, papel e caneta


Avaliação: A avaliação será no sentido de o professor preparar aulas adequadas às características da turma, assim como resolver determinadas dificuldades ortográficas que possam aparecer.


Abaixo seguem algumas frases utilizadas as quais pareceram ter mais identificação por parte dos alunos:

Tenho medo de que meus pais me repreendam por algo que fiz.

Só gosto de ler histórias em quadrinhos.

Adoro assistir a novelas.

Estou entrando na adolescência e minha mãe ainda me coloca de castigo.

Já fugi de casa para sair com amigos.
Sou louco por vídeo game, passo a tarde toda jogando.

Sonho em ser muitas coisas, mas acho tudo muito difícil de se realizar.

Adoro me comunicar pela Internet.

Nada melhor do que tomar um banho de chuva.
Quero poder sair à noite, mas meus pais não deixam.

Um comentário:

  1. Apliquei este método com meus alunos em duas turmas do terceiro ciclo e os resultados foram muito satisfatórios, pois eles conseguiram desenvolver as ideias contidas nas frases, conforme o esperado, e apresentar um texto com informações mais coesas do que o de costume. O momento mais difícil da tarefa foi a leitura, pois muitos alunos ficaram constrangidos em ter seus textos lidos, demonstrando que vêm de uma prática de ensino que não motivava a leitura das produções textuais e/ ou a leitura oral.

    ResponderExcluir