sábado, 7 de agosto de 2010

Bullying - Trabalhando com tirinhas


BULLYING: TRABALHANDO COM TIRINHAS (parte1)



Objetivos: Trabalhar com um texto leve e com imagens para dar início às atividades de interpretação, avaliar o nível de interpretação a que os alunos conseguem chegar, introdução e discussão do tema bullying, introdução ao texto narrativo.


Conteúdo: leitura, interpretação e produção textual.


Métodos / estratégias: Serão distribuídas entre os alunos 5 tirinhas do Calvin, abordando a temática Bullying na escola. Deve-se discutir se eles conhecem o personagem e contextualizar a história previamente. Em seguida, será dado o seguinte questionário:

a) Tirinha 1: Quais os personagens que aparecem?

b) Tirinha 1: Por que Calvin se submete às ordens do menino Moe?

c) Tirinha 2: O mesmo menino volta a ameaçar Calvin. Qual o termo que Moe usa para se dirigir a Calvin? O que você acha do termo usado?

d) Tirinha 2: Calvin diz odiar Educação Física. Você acha que esse ódio tem alguma relação com os atos de Moe?

e) Tirinha 3: Calvin teve coragem de se opor a Moe. Qual a consequência disso?

f) Tirinha 3: Você concorda com a afirmação de Calvin em sua última fala? Explique.

g) Qual você acha que deve ser o motivo pelo qual Moe toma atitudes agressivas em relação a Calvin?

h) Qual você acha que deveria ser a atitude de Calvin para não ter mais problemas com Moe?

i) Você já viu alguma situação semelhante em sua escola? Conte como aconteceu.

j) Assinale o termo abaixo que você acha que pode ser mais corretamente aplicado ao ocorrido entre Calvin e Moe:
( ) Racismo = é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.

( ) Violência doméstica = é aviolância, explícita ou velada, literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher, sogra, padrasto) ou parentesco natural pai, mãe, filhos, irmãos etc.

( ) Bullying = termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.


As respostas serão debatidas em grupo, ou entregues à professora.

Recursos didáticos: Tirinhas, caneta, quadro.

Avaliação: Os resultados (respostas dos questionários) servirão como base para a professora identificar qual o nível de interpretação dos textos em que se enquadra a turma; além disso, os alunos deverão ser capazes de identificar o que é bullying e de pensar em soluções para esses casos.


BULLYING: TRABALHANDO COM TIRINHAS (PARTE 2)

Objetivos: Criar tirinhas com assuntos relacionados ao bullying de forma que possam expressar o entendimento do aluno sobre o tema, além de contribuir em uma campanha da escola contra formas de discriminação.


Conteúdo: Produção textual em forma de tirinhas.

Método/ estratégia: A turma deve organizar-se em dupla, discutir e criar uma breve história relatando em poucos quadrinhos alguma situação de bullying que tenha presenciado, vivido ou imaginado. A história deve ser apresentada em forma de quadrinhos de pouca extensão e conter um desenvolvimento que leve, preferencialmente, ao riso e à reflexão. Cada dupla deve fazer primeiramente a parte textual, um esboço e, por fim, a arte final com muito capricho.

 
Recursos: Folhas de ofício, lápis, lápis de cor, hidrocor.


Avaliação: O trabalho valerá nota, sendo cobrado o que já foi estudado e, se necessário, deixados feedbacks.



4 comentários: