- O conto "Pai contra Mãe" foi publicado no século XX.
- Temos no início uma série de instrumentos usados no período da escravidão, cujo registro é transmitido com ironia pelo narrador.
- Em seguida, o autor é explicitado o encaminhamento dado à fuga de escravos: fazia-se um anúncio com descrição do escravo fugido, o bairro por onde ele andava e o valor da gratificação. Além disso, se chamava a atenção às penalidades cabíveis a quem prestasse ajuda aos fugidos. Muitos se valiam das recompensas como modo de sobrevivência.
- Começa, então, a história de Cândido Neves, que não se enquadrava em outros empregos e por isso adquire o ofício de capturar escravos fugidos.
- Candinho se casa com Clara. Muito pobres, ela cosia e ele não tinha emprego certo. No entanto, não abriam mão de ter um filho.
- No entanto, quando Clara engravidou, o dinheiro tão escasso não seria suficiente para o sustento da criança de modo que a tia Mônica, com quem vivia o casal, aconselhou que deixassem o bebê na roda dos enjeitados.
- Embora Candinho não aceite o fato, ele vê a situação se agravar quando o proprietário da casa em que residia como inquilino, indignado com o atraso do aluguel, dá a eles apenas cinco dias para efetuar o pagamento.
- Sem obter o dinheiro, foram morar de favor em quartos ao fundo de um cocheira. Dois dias depois nasceu um menino. Cândido tentou adiar a entrega da criança à roda, mas se obrigou a levá-la.
- No caminho, no entanto, Cândido Neves encontra uma escrava fugida cuja recompensa era muito significativa. Ele deixa o bebê com o farmacêutico e vai atrás dela.
- Sem possibilidade de fugir ou de ser acudida, Arminda, a escrava, grita pedindo compreensão. É quando sabemos que ela está grávida. Caso fosse devolvida, seria castigada e certamente perderia o seu bebê.
- Cândido Neves decide por seu filho e leva a escrava ao seu senhor à força e em luta e logo após Candinho receber os cem mil-réis de gratificação, ela aborta devido à sua punição.
- O conto não apenas levanta a questão das injustiças sociais geradas pela escravidão, mas também o antagonismo existente até hoje: a supremacia masculina e branca em detrimento do gênero feminino e dos negros.
- O Título "Pai contra Mãe" é a pista de que esse é o tema central,enquanto o fato da narrativa acompanhar o ponto de vista de Candinho, gerando pena de sua saga, é um prenúncio de que ele será aquele que terá o seu problema resolvido.
Caso deseje adquirir livros de Machado de Assis com ótimos preços, utilize o link a seguir: https://amzn.to/2W9UMaP
Nenhum comentário:
Postar um comentário