Conteúdo: Ortografia, conjunções
Metodologia:
Em dupla e sem falarem entre, um dos alunos deve fazer uma lista de dez perguntas, começando cada frase com «Porque ...», enquanto o outro faz uma lista de dez respostas, começando com «Porque...».
Feitas as listas, os alunos numeram aleatoriamente as frases de
No final, cada grupo escolhe o par pergunta/resposta mais engraçado e partilha-o em voz alta com o resto da turma. Os resultados podem ser curiosos!
Em seguida o professor deve chamar a atenção para as diferentes os diferentes tipos de "porquês", já chamando a atenção para aqueles empregados na tarefa anterior. A partir disso, deve apresentar o quadro abaixo por meio de fotocópias ou utilizando a lousa.
Material: Lousa ou fotocópias.
Avaliação: Poderá ser feita por meio de exercícios, conforme sugerimos abaixo:
1- Leia estas frases e veja a forma como são escritas as
palavras destacadas.
Por que a ferradura de cavalo dá sorte?
Por que o caracol entra na casca quando mexem nas suas
antenas?
Por que os olhos ardem quando cortamos cebola?
a) Se
você fosse responder a essas perguntas, com que palavra iniciaria as suas
respostas?
b) Em
que situação você acha que usamos por
que (separado)?
c) Em
que situação você acha que usamos porque
(junto)?
2- Escreva abaixo 3 perguntas iniciadas com a palavra por que e dê para seu colega responder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário