quinta-feira, 4 de maio de 2017

USO DOS PORQUÊS

Objetivo: Compreender o uso correto de por que, porque, por quê e porquê.

Conteúdo: Ortografia, conjunções

Metodologia:
Em dupla e sem falarem entre, um dos alunos deve fazer uma lista de dez perguntas, começando cada frase com «Porque ...», enquanto o outro faz uma lista de dez respostas, começando com «Porque...».
Feitas as listas, os alunos numeram aleatoriamente as frases de 1 a 10. Depois, leem em conjunto perguntas e respostas, conforme a numeração atribuída.
No final, cada grupo escolhe o par pergunta/resposta mais engraçado e partilha-o em voz alta com o resto da turma. Os resultados podem ser curiosos!

Em seguida o professor deve chamar a atenção para as diferentes os diferentes tipos de "porquês", já chamando a atenção para aqueles empregados na tarefa anterior. A partir disso, deve apresentar o quadro abaixo por meio de fotocópias ou utilizando a lousa. 


Material: Lousa ou fotocópias.
Avaliação: Poderá ser feita por meio de exercícios, conforme sugerimos abaixo:

1- Leia estas frases e veja a forma como são escritas as palavras destacadas.

Por que a ferradura de cavalo dá sorte?
Por que o caracol entra na casca quando mexem nas suas antenas?
Por que os olhos ardem quando cortamos cebola?

a)      Se você fosse responder a essas perguntas, com que palavra iniciaria as suas respostas?
b)      Em que situação você acha que usamos por que (separado)?
c)      Em que situação você acha que usamos porque (junto)?
2- Escreva abaixo 3 perguntas iniciadas com a palavra por que e dê para seu colega responder.




Nenhum comentário:

Postar um comentário