1- JUSTIFICATIVA:
Desde a Idade
Média, os contos de fadas são contados e recontados seja de forma oral ou
escrita, fato que permite com que seus significados e seus valores sejam
revistos constantemente. Dessa forma, a proposta de trabalho com contos de
fadas, mais precisamente com as variações de Chapeuzinho Vermelho, abrem espaço
para debates, comparações, conhecimento da cultura em diferentes momentos
históricos e, com tudo isso, ampliação do conhecimento de mundo por parte dos
alunos que participarão do trabalho.
Além disso, o
projeto contará o registro dos textos criados pelos alunos na forma de um livro
impresso, fator que gera motivação por parte dos alunos para a prática da
escrita e reescrita.
A escolha da
história de Chapeuzinho Vermelho com o principal conto de fadas trabalhado se
deve principalmente ao fato de que em nossa escola, existe, ainda que de forma
um tanto esquecida um plano de trabalho que prevê a identidade como tema
transversal em C10. Tal tema permite a exploração das questões que envolvem
sexualidade, tão instigadoras na faixa etária desses alunos. Sabemos que esse
conto permite uma interpretação que leva justamente a essa questão
principalmente quando levamos em conta suas versões mais antigas, e, portanto,
espera-se um grande interesse por parte dos alunos.
2- OBJETIVOS:
· Interpretar textos levando em conta o tempo, o espaço e a cultura em que
o mesmo se insere;
· Elaborar textos narrativos com estrutura, correção, coerência e coesão;
·
Adquirir a prática da correção e reescrita de
textos com autonomia;
· Despertar o interesse pela leitura e escrita juntamente com o
reconhecimento de sua importância.
3- PÚBLICO-ALVO:
Turmas de C10.
4- PERÍODO
DE EXECUÇÃO:
No decorrer do ano de 2013.
5- DESENVOLVIMENTO/
METODOLOGIA:
No início do ano, as turmas de C10 irão interagir intensamente com uma
diversidade de versões dos contos de Chapeuzinho Vermelho. As versões
selecionadas serão:
· Versão dos camponeses;
· Versão de Perrault;
· Versão dos Irmãos Grimm;
· Versão atualizada a partir do conhecimento dos
alunos;
· Versão cinematográfica “A garota do capuz
vermelho”;
· Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque.
A partir dessas leituras serão analisados vários
fatores como as características dos contos de fadas, os elementos simbólicos, o
contexto de cada conto, entre outras discussões que poderão surgir no decorrer
das aulas.
Ao final desse período os alunos produzirão
individualmente sua própria versão da Chapeuzinho Vermelho e farão uma
avaliação de interpretação acerca de uma das versões mencionadas acima.
No entanto, o projeto se estenderá no decorrer do ano
através de reescritas, que deverão dar conta de melhorias dentro de aspectos
trabalhados em sala de aula, entre os quais ortografia, pontuação, estrutura e
enquadramento em um determinado modelo de texto. Além de seguir sugestões que
serão dadas pela professora a cada conteúdo estudado como incluir descrição ao
texto assim que estudado os adjetivos ou enriquecê-lo com advérbios assim que
os mesmos tenham sido estudados.
Fica ainda a sugestão de um passeio à feira do
livro com a finalidade de entrevistar escritores sobre o fazer literário já que
os alunos poderão se identificar por estarem também trabalhando com a escrita.
No final do ano, a versão final dos textos
será digitada por cada aluno e o conjunto da versão deverá ser compilado em um
livro que poderá ser uma impressão comum encadernada ou, havendo recursos da
escola, uma publicação viabilizada por uma editora.
6- RECURSOS:
* Laboratório de informática para pesquisa e
digitação dos textos;
* Transporte para o passeio à feira do livro;
* Impressão/ editoração do livro;
* Lápis, caderno, borracha e caneta;
*Sala de cinema e filme “A garota do capuz
vermelho”.
7- AVALIAÇÃO:
Os alunos serão
avaliados durante todo o processo. Ao redigirem seus textos, os mesmos serão
encaminhados a colegas de outras equipes que apontarão os problemas do texto,
seja em nível de ortografia, de conteúdo, de estrutura, de organização das
ideias ou outros aspectos. O texto será devolvido ao seu autor, que fará a
correção e, então, a professora fará uma última revisão para que o mesmo seja
publicado da melhor forma possível. Todas as versões do trabalho serão
organizadas em uma pasta para que se possa acompanhar as dificuldades do aluno
que precisam ser trabalhadas mais a fundo, as dificuldades gerais da turma e o
desenvolvimento individual.
Se desejar adquirir livros que tratem de versões de Chapeuzinho Vermelho com bons preços, clique aqui.
Se desejar adquirir livros que tratem de versões de Chapeuzinho Vermelho com bons preços, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário