sábado, 25 de junho de 2011

ADOLESCÊNCIA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Objetivos: Trabalhar com as divergências entre as gerações; debater sobre a família; lançar o olhar sobre si mesmo e sobre o outro; interpretar texto e histórias em quadrinhos; produzir texto; entender como se dá o processo de criação de HQs; produzir uma HQ.

Conteúdo: leitura, interpretação de texto, produção textual, conhecimento do processo de criação de HQ.

Métodos / Estratégias:

1º passo: Os alunos receberão como material impresso uma história (parcial) da Turma da Mônica Jovem a qual deverão ler para posterior discussão. A sugestão é que seja utilizada a historinha que segue abaixo:



 
Sugestões para reflexão sobre a história:

1) Você conhece esses personagens?

2) Qual o assunto dos quadrinhos?

3) Por que o pai de Cebolinha está bravo?

4) Você concorda que esse é um motivo para um pai ficar brabo?

5) Você acha que o uso de computador/ internet pode ser prejudicial?

6) Que argumentos Cebolinha usa para convencer seu pai a deixá-lo em paz?

7) Isso reflete algum outro problema na relação entre pai e filho?

8) Você acha que a televisão atrapalha os diálogos familiares?

9) Como você considera sua relação com seus pais?

10) Vocês já pensaram em como é para seus pais vê-los crescer?

2º passo: Após uma larga discussão, espera-se respostas e, então, se apresenta o texto "Antes que eles cresçam" como sendo o relato de um pai que desabafa o fato de ver seus filhos crescendo.

A leitura será feita em grupo e com paradas sempre que necessário para a professora explicar trechos de maior dificuldade ou para contextualizar algum fato. A seguir serão propostas as seguintes:

1) Localizar no dicionário as palavras desconhecidas (se necessário, buscar na biblioteca)

2) Identificar palavras com dificuldades ortográficas.

3) Debate: pai X filho – Nesse debate, um grupo deverá defender as questões trazidas no texto conforme os problemas relatados pelo autor, e o outro grupo defenderá o filho adolescente. A discussão terá o formato de a- apresentação de argumento; b- réplica; c- tréplica e assim por diante enquanto houver argumentos. A professora definirá se o argumento é válido ou fraco. Cada grupo que der a última argumentação válida ganhará um ponto e, ao final, o grupo vencedor receberá uma nota positiva em expressão oral.

4) Produção textual: Escreva um texto falando como você se vê enquanto adolescente, quais as mudanças ocorridas na sua vida, como você percebe que está crescendo e como é seu relacionamento com seus pais. Seu texto deve conter 1 palavra do exercício 1 e uma palavra do exercício 2, que devem ser sublinhadas.

3º passo:

Os alunos, primeiramente, serão convidados a desenvolver em dupla o esboço de uma história em quadrinhos tendo como personagens os da Turma da Mônica e como assunto sua relação com os pais.


Para ajudar a conhecer os procedimentos adequados, o professor colocará no quadro os seguintes passos para a construção de HQs.

                        Elementos Fundamentais na Construção de Histórias em Quadrinhos


1. Argumento: a idéia da trama de forma resumida com início, meio e fim.

2. Escaleta: é a organização de todas as cenas a serem criadas de maneira que sustente a HQ, seguindo uma ordem, bem como uma descrição ligeira.

3. Roteiro: Todas as cenas com cenários, diálogos, apresentação de personagens, desenvolvimento do enredo, os dramas e a finalização.

4. Traço: definição do estilo de desenho a ser utilizado, bem como a tonalidade de luz e cor, juntamente com a densidade.

5. Formato: Estabeleça o número de páginas, visto que tal procedimento indicará o ritmo da narrativa.

6. Distribuição do espaço gráfico/croquis: define o formato da HQ, através de rabiscos da história, reservando espaço para os diálogos e legendas.

7. O lápis: utilizado para o desenhista demonstrar seu traço com maior definição. Um desenho bem feito a lápis é considerado como bom andamento na construção das Hqs.

8. Arte -final: é a fase de acabamento que vai desde o traço das tintas até o momento de dar cor às ilustrações.

9. Lettering: termo originado da língua inglesa, refere-se ao momento de editar o texto.

10. Capa: considerado como uma das principais forma de chamar atenção do leitor deve ser extremamente planejada.

11. Contracapas: Apresenta créditos e textos adicionais.

12. Revisão geral de texto e imagens: fundamental para evitar deslizes freqüentes encontrados em HQ.

13. Prova Gráfica: Momento de conferir se tudo está representado no papel, conforme foi solicitado.

14. Impressão: Quando voltado para produção comercial é estabelecido um orçamento, cronograma e previsão de tiragem que são pré-estabelecidos pela editora responsável pelos direitos de publicação.

15. Distribuição: Irá depender de um acordo entre as grandes empresas do ramo.

Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm

Deverá ficar claro que nem todo processo poderá ser feito pelas crianças, mas deverão buscar seguir esses passos até o de número 6.

4º passo: Em seguida, os alunos serão levados ao laboratório de informática, onde serão convidados a conhecer o site Máquina de Quadrinhos, onde, ainda em duplas, desenvolverão sua história e a publicarão.

Material: Texto impresso (anexo), história em quadrinhos impressa, dicionário, quadro-negro, lápis e caderno, papel sulfite, lápis de cor e laboratório de informática.

Avaliação: Pelo decorrer das atividades, a professora poderá avaliar o nível de dificuldade em que se encontra a turma nas diferentes áreas atingidas pela atividade, a fim de que possa criar novas atividades que facilitem o desenvolvimento da turma. Além disso, a produção textual servirá de raio-X para se verificar questões de coesão, coerência, estrutura frasal, estrutura textual, ortografia, pontuação e adequação semântica. Além disso, site Máquina de Quadrinhos será possível deixar a opinião, de forma que cada aluno poderá registrar seu comentário sobre o trabalho do colega.