sábado, 22 de janeiro de 2011

LINKS INTERESSANTES

Abaixo seguem alguns links que encontrei desbravando a web e que achei muito interessantes para serem utilizados nas aulas, por isso compartilho com vocês!

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/interpretacao-texto-auxilio-materiais-graficos-leitura-493824.shtml - Este link apresenta um plano de aula voltado para a interpretação de textos não verbais (gráficos).

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/portugues-jornal-da-classe.jhtm - Neste plano de aula, encontra-se uma atividade voltada para a linguagem de textos jornalísticos e elaboração de um jornal da classe.

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/portugues-verbos-texto-e-contexto.jhtm - Apresenta uma forma interessante de se trabalhar verbos.

http://veja.abril.com.br/saladeaula/220206/p_04.html - Proposta de trabalho para se compreender o uso da crase.

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=361 - Aqui não se trata de plano de aula, mas de um artigo muito esclarecedor sobre bullying.

JOGOS TEXTUAIS

Objetivos: Interação da turma, análise da escrita, desenvolvimento da criatividade e da expressão oral.


Conteúdo: Produção textual, expressão oral.

Métodos/ Estratégias:

O professor deve propor um texto cuja temática seja "o que você fez nas férias". Os alunos devem, então, iniciar a introdução de sua história todos ao mesmo tempo e, mais ou menos, de cinco em cinco minutos o professor apresentará uma imagem ou objeto que deverá ser introduzida na história ainda que não fizesse parte da narrativa que o aluno está predisposto a escrever. Ao todo podem ser usadas de oita a dez imagens ou objetos. Ao final, será pedido para que todos dêem um desfecho à história. Cada aluno terá de ler para o restante da classe a sua criação. Além disso, a narrativa deverá ser entregue à professora para avaliação.

Recursos didáticos: Papel e caneta, imagens ou objetos.

Avaliação: Será analisada a capacidade de expressão oral do aluno, bem como o nível linguístico em que se encontra no quesito produção textual, no qual serão levados em conta aspectos como coesão e coerência, estrutura frasal e textual, adequação semântica, ortografia e pontuação.

Variação da atividade: Caso o professor queira treinar ortografia poderá, no lugar de imagens ou objetos, escrever palavras no quadro que contenham algum tipo de dificuldade ortográfica. Os alunos deverão introduzi-la em seu texto, tomando o cuidado de escrevê-la corretamente. Esta atividade ajudará a fixar a escrita das palavras.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

APRENDENDO A FAZER UM CURRÍCULO

Objetivos: Aprender a redigir um currículo de forma eficiente.

Conteúdo: Produção textual.

Métodos/ Estratégias:

1º passo: Leitura de material teórico sobre produção de currículos. Sugiro o texto abaixo.

                                            Análise do Modelo de Curriculum


1) Cabeçalho ou Topo

No topo do curriculum devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Acredite, muitas pessoas esquecem de colocar seu telefone e e-mail atualizados, são selecionadas e perdem assim a oportunidade de uma entrevista. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora.

2) Objetivo

O segundo tópico do seu curriculum vitae descreve a que vaga ou oportunidade você tem interesse em concorrer.

3) Formação

Descreva nesta sessão sua formação acadêmica. Inclua apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber onde você cursou seu pré-primário.

4) Experiência Profissional

Nesta sessão você deve listar suas experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informe o périodo em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos.

5) Qualificações e Atividades Profissionais

Aproveite este trecho do currículo para informar cursos que tenha concluído (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira.
6) Informações Adicionais

Utilize esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.

2º passo: Expor através do quadro ou outra folha xerocada anúncios de empregos reais e variados. Mais uma vez, segue abaixo uma sugestão.

Técnico em radiologia: oportunidade para trabalhar na área de radiodiagnóstico, experiência em raios-x e ressonância magnética, formado em 2001. Partenon/ Porto Alegre.


Supervisor de obras: Supervisor de obra: funções: acompanhamento de obra, contato com engenheiros, planejamentos, medições, fechamentos, acompanhamento. Produto: grades, portões, corrimão, etc. Requisitos: experiência em coordenação e acompanhamento de equipe de instalação, excelente relacionamento com cliente interno e externo, possuir automóvel. Oferece: contratação clt - salário fixo mais ajuda de custos. Empresa no bairro Humaitá. Formação: edificações, engenharia, arquitetura, áreas afins.

Operador de telemarketing: Vaga de operador de telemarketing (ativo / receptivo) - (vendas) Porto Alegre. Profissionais com ou sem experiência na área. Requisitos: ensino médio completo e noções básicas de informática. Carga horária: 6h / dia. Remuneração: fixo + va + vt. Interessados enviar curriculo por e-mail.

Motoboy: Precisa-se motoboys com ou sem experiência, para prestação de serviços de coletas e entregas em turno integral ou meio turno. Interessados entrar em contato segundas-feiras em nossa central de atendimento.
Secretária / recepcionista: Necessitamos de secretária para escritório de consultoria jurídica. Atendimento direto aos doutores e clientes.

3º passo: Cada aluno deve escolher uma das vagas listadas para focar seu currículo, que deve ser elaborado conforme as indicações do texto teórico. O currículo será fictício, ou seja, o aluno deve criar um personagem e suas qualificações para concorrer à vaga. Esta parte da tarefa pode ser desenvolvida em laboratório de informática para que os alunos conheçam também os modelos de currículo do Word.

4º passo: Após elaboração do currículo, a turma deve se dividir em tantos grupos quantas forem as ofertas de emprego utilizadas na aula. Cada grupo fará o papel das empresas que estão contratando, recebendo os currículos voltados para a vaga correspondente e escolhendo aquele que julgar mais adequado.

5º passo: Cada grupo deverá apresentar o currículo que "ganhou" a vaga e expor as razões que o levou a fazer a escolha. O/a  professor/a deverá contra-argumentar com o grupo quando houver no currículo algo incoerente com o anúncio em questão. Também devem ser comentados, entre os currículos que não foram contemplados com a vaga, em que deveria melhorar.

6º passo: Reescrita do currículo para adequar à vaga, conforme sugestões dadas pelos grupos.

Recursos didáticos: Material impresso, quadro e computador (se optado por digitar o currículo).

Avaliação: Ocorrerá no momento em que os grupos expuserem quem conquistou a vaga ofertada de maneira em conjunto entre alunos e professor(a) e com a finalidade de reescrita.

EXERCÍCIOS DE ORTOGRAFIA: MAIS E MAS

Meus alunos apresentavam muita dificuldade para compreender a diferença entre a conjunção mas e o advérbio/ adjetivo mais. Por essa razão, pesquisei e adaptei esse exercício, que pode ser utilizado em diversas faixas etárias. É bem simples e ajuda a refletir sobre o uso de uma forma e outra.

1- Leia a frase abaixo:

A chegava cada vez mais perto das flores para sentir melhor o seu perfume.
a) Que expressão transmite o sentido oposto ao da expressão em destaque?
b) Assinale a palavra que tem sentido oposto ao da palavra mais.
( ) Bastante.
( ) Menos.

2- Reescreva as frases, substituindo a palavra destacada pela palavra de sentido oposto.

a) Algumas histórias foram recontadas com mais modificações.

b) Na floresta, há menos perigos que na cidade.

c) As crianças fizeram mais barulho na hora de dormir.

3- Leia o trecho abaixo:
Os alunos não se comportaram na hora do recreio, mas fizeram a lição em silêncio na aula de Português.

a) No primeiro momento (recreio), como os alunos agiram?

b) Depois, como eles passaram a se comportar?

c) Assinale a mudança ocorrida na atitude dos alunos:
( ) De comportados para não comportados.
( ) De não comportados para comportados.
( ) Não houve mudança de atitude.
d) Você acha que a palavra mas ajuda a mostrar a mudança de atitude dos alunos?

e) Qual é o significado da palavra mas?
f) Qual é a diferença de sentido e de escrita entre a palavra mas e mais?

4- Termine de escrever as frases, acrescentando uma idéia oposta.

a) O menino precisava de um pouco de sal, mas_________________
b) Eu estava com um resfriado terrível, porém _____________
c) Eu tentei não espirrar, entretanto _________________

5- Complete usando mas ou mais:

a) O menino lembrou-se da receita _______ deliciosa de todas.

b) Bati à porta da casa de madeira, _______ ninguém veio atender.

c) O lobo soprou, _______ a casa não caiu.

d) O paciente desmaiou _______ uma vez.